Google contrata advogada para cargo de UX writer

Ilma Andrade
2 min readApr 7, 2021

--

Esse texto não tem a intenção de desmerecer qualquer profissão, seu único objetivo é incentivar advogados que estão em transição de carreira e que de alguma forma gostariam de se tornar UX writers.

Sim, a Google contratou uma UX writer que tem formação em Direito. Isso mesmo, ela não é pós graduada em UX, muito menos em design, ela é advogada!

Eu acessei o perfil de alguns advogados que viraram UX writers de sucesso e descobri coisas bem animadoras.

Na faculdade de Direito somos treinados para transformar informações simples em artigos do texto da lei e peças recheadas de formalidade, enquanto que para ser um UX writer, todos esperam exatamente o oposto. Mas você já ouviu falar em tradutor, que faz tradução e versa?

Se um tradutor é capaz de fazer tradução vice e versa, então ele é um excelente tradutor e domina muito bem ambas as línguas.

Vamos utilizar como exemplo um profissional brasileiro que traduz para o inglês. Se ele faz tradução, significa que traduz do inglês para a sua lingua nativa, agora, se ele faz versa, quer dizer que ele é muito bom, pois além de traduzir para o português, também é capaz de traduzir do português para o inglês.

E o qual a relação do tradutor com o advogado que deseja se tornar UX writer? Quer dizer que já entramos sendo ‘versa’!

Advogados estão acostumados a converter mensagens comuns para uma petição, composta de termos complexos, a ser direcionada para o juiz.

Além disso o advogado carrega a experiência do customer success, já que sabe bem o que um problema mal resolvido, ou um mal entendido pode ocasionar.

O advogado está acostumado a navegar entre linguagens difíceis e termos técnicos e transformá-los em informação digestiva e de fácil entendimento, até porque, algum dia ele não foi advogado e precisou lidar com essa barreira ele mesmo.

O advogado passa cinco anos lendo e aprendendo sobre situações de conflito, como elas começam, de onde veem e como são resolvidas. Além disso ele escreve, e escreve muito, está sempre juntando informações em textos persuasivos, capazes de provar, explicar, influenciar e convencer.

UX writing não é apenas sobre elaborar textos simples, é sobre elaborar de uma forma que resolva, portanto é importante ter empatia e visão ampla, para imaginar diversos cenários.

Se você deseja estudar mais e aumentar seus conhecimentos sobre UX writing, eu recomendo que leia se inscreva no desafio UX writing

--

--

Ilma Andrade
Ilma Andrade

Written by Ilma Andrade

3x Top Writer | Over Half a Million Views | Subscribe to My Newsletter: https://ilma.substack.com/

No responses yet